Desenvolvimentos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Desenvolvimentos

Mensagem por GLAYDSON em Sex Fev 22, 2013 1:37 pm

O Relatório para o Desenvolvimento Humano de 1996, elaborado pela ONU, analisa o desenvolvimento dos países de acordo com uma medida chamada de Índice de Desenvolvimento Humano. Baseia-se em três critérios: a taxa de menores de cinco anos com peso insuficiente, a proporção de nascimentos sem assistência médica qualificada e a taxa de analfabetismo feminino. É um conceito diferente do que predominava anos atrás, chamado Produto Interno Bruto (PIB) per capita. O relatório conclui que os pobres tornaram-se ainda mais marginalizados em países como o Brasil, Guatemala, Guiné Bissau e Estados Unidos, sendo que o Brasil segue uma trajetória oposta à da Coréia do Sul, Cingapura e Taiwan.
(Adaptado de "O Estado de São Paulo", 16 de julho de 1996)

a) Por que o PIB per capita é considerado um instrumento insuficiente para analisar o desenvolvimento de um determinado país?
b) Por que o Brasil segue uma trajetória oposta à da Coréia do Sul, Cingapura e Taiwan? Utilize para sua resposta seus conhecimentos a respeito do processo de desenvolvimento econômico atual dos chamados tigres asiáticos e do Brasil.

GLAYDSON

Mensagens : 2
Data de inscrição : 22/02/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum