Crise Europeia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Crise Europeia

Mensagem por vitor_palmeira em Qui Nov 17, 2011 6:17 pm

Alguém pode me explicar o por quê dessa crise e também daquela que ocorreu em 2009 e por que, esta segunda, não atingiu o Brasil

vitor_palmeira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/11/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise Europeia

Mensagem por Euclides em Sab Nov 19, 2011 1:15 pm

Olá vitor,

o capitalismo parece vivenciar crises periódicas. Em quase todas elas pode ser encontrado um fundamento na irresponsabilidade.

A crise de 2009, nos Estados Unidos, aconteceu devido a uma expansão irresponsável nos créditos imobiliários. Os bancos e instituições de crédito devem manter uma razão segura entre capital emprestado e dinheiro em caixa. Isso se chama "alavancagem". Apenas para confronto, no Brasil essa taxa de alavancagem é mantida em torno de 4, isto é, 4 reais emprestados para 1 real em caixa. Essa razão mede a segurança da instituição frente à inadimplência.

Em 2009 as instituições financeiras americanas, que então quase não sofriam monitoração do Fed Reserve (o banco central) estavam alavancadas em 36 ou 38!!! Isso as tornava extremamente vulneráveis diante de uma inadimplência maior.

Grande parte desses empréstimos era o que se chama de "sub-prime", ou seja, duvidosos. Dinheiro emprestado para clientes de risco.

Adicionalmente houve uma crise no emprego que produziu uma grande inadimplência que, por sua vez, levou à quebradeira das instituições financeiras.

A atual crise européia é fruto da irresponsabilidade igualmente. A grande maioria dos países está endividado em taxas muito altas em relação aos seus PIBs. Reflexo de uma gastança sem freios, coberta pela emissão de títulos (dívidas). Há um momento em que isso se torna uma "bola de neve" e a dívida fica impagável (caso da Grécia e Portugal) ou extrememente perturbadora (Itália, França, Espanha e Alemanha).

O sistema financeiro no Brasil é bem mais seguro devido à nossa legislação e fiscalização do Banco Central. As crises na Europa e EUA podem nos afetar mais especificamente se esses países reduzirem seu comércio externo.
avatar
Euclides

Mensagens : 112
Data de inscrição : 03/07/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise Europeia

Mensagem por Kelvin Brayan em Sex Dez 30, 2011 9:09 am

Ótima explicação!
avatar
Kelvin Brayan

Mensagens : 84
Data de inscrição : 03/07/2011
Idade : 25
Localização : Varginha - MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise Europeia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum